Sistema de Telefonia IP

A Vibe IT tem como solução em telefonia o sistema Asterisk que é uma solução open source, livre e funciona como uma central telefônica digital, ou seja, um software de código aberto que é distribuído gratuitamente e que possui todas as funcionalidades que um PABX convencional possui, além de diversos outros recursos.

A melhor vantagem que esse sistema possui é a sua flexibilidade na criação de novos recursos e serviços conforme as necessidades do negócio e a integração à outras tecnologias livres e proprietárias já existentes.

O Asterisk é uma ferramenta sensacional, pois somente com a instalação do sistema em um computador é possível disponibilizar uma grande quantidade de recursos e funcionalidades, dependendo apenas de uma operadora de telefonia para efetuar as ligações externas e isso é possível de diversas maneiras, sendo que a principal é a contratação de um canal de comunicação em uma operadora que trabalha com voz sobre IP (VoIP), pois essa tecnologia de comunicação oferece uma redução de custos muito significativa para ligações do tipo interurbanas e internacionais, sem a necessidade de compra de um hardware especifico para funcionar, pois toda a comunicação é feita através de protocolos de comunicação de internet (TCP/IP), bastando apenas o servidor que contém o sistema Asterisk estar conectado a um link de internet.

Nas operadoras de serviços VoIP, também é possível a solicitação de números telefônicos, para que assim, além do sistema efetuar as ligações, ele também possa receber ligações externas de qualquer localidade.

Para as empresas que já possuem números fixos de operadoras locais, sejam eles analógicos ou digitais, assim como canais E1, o sistema Asterisk permite a integração de placas para esse tipo de tecnologia e comparado ao custo de integração dessas placas aos PABXs proprietários, esse custo também é significativamente menor.

Para empresas que possuem filiais em outros estados ou países a vantagem é ainda maior, pois toda a comunicação telefônica entre as empresas pode sair a um custo zero, para isso basta que todas as filiais possuam também um computador com o Asterisk instalado e um link de internet para cada Asterisk. Com isso toda a comunicação entre matriz e filiais será realizada através da internet sem a necessidade de nenhuma operadora de telefonia.

O plano de discagem do Asterisk é totalmente flexível e poderoso, pois nele se determina tudo o que irá acontecer quando uma ligação entra ou sai do sistema, como por exemplo:

  • Captura de chamadas;
  • Transferência de chamadas;
  • Bloqueio de chamadas
  • Siga-me;
  • Desvio de chamadas;
  • Rotas de menor custo;
  • Identificador de chamadas;
  • Secretaria Eletrônica;
  • Limitador de duração de chamadas;
  • Voicemail – Recebe as chamadas, gera um arquivo de audio e envia para o e-mail definido;
  • Escuta telefônica;
  • DAC – Distribuidor Automático de Chamadas;
  • Fila de atendimento;
  • Sala de conferência;
  • Bilhetagem – Registro das chamadas efetuadas e recebidas;
  • Música de espera;
  • URA – Unidade de Resposta Aúdivél para atendimento automático.

Principais vantagens

  • Redução do custo de ligações de longa distância (DDD), ligações internacionais (DDI) e ligações para números móveis (celular);
  • Funcionalidades flexíveis;
  • Plano de numeração unificado para toda empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do custo de operação de rede (convergência Telecom & TI);
  • Integração da empresa;
  • Escalabilidade.